domingo, 21 de fevereiro de 2010

Planos Quinquenais e Condições Sociais


A planificação económica feita pela URSS através dos planos quinquenais funcionou muito satisfatoriamente no pós-guerra, já que permitiu a recuperação dos prejuízos pela participação na mesma. Em plena Guerra Fria, os planos quinquenais centravam-se essencialmente na indústria pesada. Isto porque a qualquer momento uma guerra”verdadeira” poderia despoletar-se e a URSS deveria estar preparada para combater os EUA, e mesmo que tal não acontecesse, o armamento soviético provava o seu desenvolvimento tecnológico e contribuía para a edificação do seu estatuto de grande potência.
Mas a planificação económica e o total controlo do Estado trouxeram dificuldades económicas e sociais á URSS:

• Falta de investimento em sectores mais necessários à população geral, como a agricultura.
• A planificação económica não permitia o progresso, mantendo a economia em estagnação.
• O nível de vida da população não subiu.
• Burocracia.

Em 1953, Nikita Kruchtchev torna-se secretário do partido comunista e, em 1959, acumula a este cargo o de presidente do conselho de ministros. Nesse mesmo ano visitou os EUA e ficou bastante impressionado pelas técnicas agrícolas e condições sociais deste país.
Durante a sua governação, Kruchtchev, iniciou um plano de reformas económicas que visava o progresso e aumento da produção agrícola e de bens de consumo, bem como a melhoria das condições sociais do povo russo. Há que acrescentar, que durante o tempo em que governou permitiu uma pequena liberalização nas artes, fez alterações no sistema de justiça e fundou várias cidades académicas. Tentou também uma aproximação ao Ocidente, tendo contribuído assim para que entre 1955 e 1962 tenha havido um período de coexistência pacífica em plena Guerra Fria.
Muito mais humano que Estaline e que a maioria dos membros do partido comunista, Nikita Kruchtchev foi em 1964 afastado do poder e substituído por Leonidas Brejnev e Aleksei Kossiguin. Esta substituição seguiu-se aos ataques de Kruchtchev à politica chinesa, que acusava de imperialista, enquanto que o estado chinês o criticava pela sua abertura ao Ocidente não comunista.




Joana Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário